Ações Educativas com Alunos das Escolas

Realizamos atividades educativas com os alunos das escolas, visando promover saúde e nutrição, bem como estimular a reflexão sobre os resultados obtidos nas avaliações realizadas pelos NESANE.

 

O planejamento e o desenvolvimento das atividades é feito em conjunto com as professoras das escolas, de forma a estarem alinhados aos projetos pedagógicos de cada turma. 

 

Junto às crianças, as atividades procuram utilizar o lúdico, tendo as ideias de Vygotsky como norteadoras. Já com adolescentes, as atividades seguem a perspectiva problematizadora de Paulo Freire. 

Seguem exemplos de atividades que temos realizamos em diferentes escolas:

Qual o tamanho do meu corpo?

Atividades que visam estimular a curiosidade das crianças e jovens sobre o crescimento, diferenças e variações humanas e as formas de medir o corpo. Temos realizado essas atividades associadas ao ensino de ciências ou matemática, e também como forma de trabalhar a inclusão social.

 

Nessas atividades incentivamos os estudantes a se medirem, medirem bonecos, manusearem equipamentos de medição e visualizarem os diferentes tamanhos do corpo. Fazemos também roda de conversa sobre a vivência e sugerimos que as informações numéricas e desenhos produzidos sejam usados em outras atividades da escola. 

 

Tem sido ótima a experiência com essas atividades na educação infantil, bem como no ensino fundamental e médio. Afinal, a curiosidade pelo corpo não tem idade!

Conhecendo os alimentos

Atividades de promoção da alimentação saudável na educação infantil e ensino fundamental, que visam estimular a curiosidade das crianças pelos alimentos frescos (in natura) e pela culinária. Temos realizado essas atividades associadas ao ensino de ciências, trabalhando assuntos como os sentidos do corpo e o ciclo de vida das plantas. 

Nessas atividades estimulamos as crianças a manusear, cheirar, sentir a textura e provar diferentes alimentos. Realizamos, por exemplo, brincadeiras de adivinhar, práticas culinárias, contação de estórias e teatro. 

O que tem no rótulo e no alimento?

Atividades de promoção da alimentação saudável, que visam estimular a leitura e compreensão dos rótulos dos alimentos e a reflexão crítica sobre as escolhas alimentares que fazemos. Temos realizado essas atividades associadas ao ensino de português e outros idiomas, ciências e matemática, principalmente no ensino fundamental e médio. 

Nessas atividades estimulamos as crianças e jovens a conhecerem os rótulos dos alimentos e o Guia Alimentar para a População Brasileira, para que possam identificar o grau de processamento dos alimentos e fazer escolhas alimentares mais conscientes. Temos feito atividades com embalagens de alimentos, pesagem e identificação da quantidade de sal, óleo e açúcar de diferentes produtos, tenda de exposição e sessões de vídeo-discussão sobre o tema. 

Por que medir nosso peso e altura?

Atividades tipo de roda de conversa para compartilhar com as crianças e jovens os resultados das avaliações do peso, da estatura e da alimentação feitas na escola. Utilizamos figuras interativas para traduzir percentuais estatísticos, o que tem sido bastante divertido! 

Logo minerva.jpg