Projetos do NESANE

O NESANE articula os quatro projetos abaixo, que desenvolvem linhas de pesquisas e ações de extensão, de forma colaborativa entre si e junto à sociedade de Macaé e região.

como crescemos: crescimento e ganho de peso saudável na escola

Realiza ações de diagnóstico nutricional nas escolas (medição e pesagem de  alunos) e desenvolve atividades educativas sobre saúde e nutrição com estudantes, pais, professores e funcionários de escolas. 

Coordenação:

Profas. Ana Eliza Port Lourenço e Luana Silva Monteiro  

esaura: escolha saudável utilizando rótulos de alimentos

Realiza atividades de promoção da alimentação saudável em escolas e outros espaços sociais.

Coordenação:

Profas. Priscila Vieira Pontes e Naiara Sperandio

efetiva pnae: panorama da alimentação escolar em macaé

Avalia se o ambiente alimentar e a alimentação escolar pública servida estão em conformidade com as legislações vigentes, e realiza atividades educativas sobre alimentação saudável.  

Coordenação:

Profa. Naiara Sperandio

saúde professor:um olhar do município de macaé

Avalia o perfil de saúde e nutrição de professores da educação básica e realiza nas escolas ações voltadas para a saúde no trabalho.

Coordenação:

Profa. Luana Silva Monteiro 

 Linhas de Pesquisa do NESANE

 

O NESANE está continuamente aberto para receber alunos de graduação ou pós graduação interessados em desenvolver pesquisas. Estamos abertos também para estudos em parceria com profissionais dos serviços municipais de saúde e educação. São as seguintes as linhas de pesquisa do NESANE atualmente:

1.

Avaliação nutricional de coletividades. Interesse em estudar os determinantes sociais, culturais e ambientais do estado nutricional. Foco principal em população de crianças e adolescentes em idade escolar.

2.

Políticas públicas e programas de alimentação e nutrição. Interesse por estudar as fragilidades, potencialidades e impactos de políticas e programas. Foco principal nas políticas e programas realcionados com a saúde na escola.

3.

Educação alimentar e nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável. Interesse por desenvolver materiais educativos sobre alimentação e nutrição, e avaliar o impacto de ações educativas.

4.

Saúde do trabalhador. Interesse por estudar aspectos de saúde decorrentes do trabalho. Foco principal no estudo da Síndrome de Burnout em professores da educação básica.

5.

Formação Profissional em Saúde e Nutrição. Interesse por estudar dificuldades e potencialidades realcionadas com a educação superior e a formação em Nutrição no Brasil. 

Logo minerva.jpg