top of page

Aleitamento materno também é papo de criança

Atualizado: 2 de set. de 2020

Fechando este mês de incentivo ao aleitamento materno, a professora Ana Eliza Port Lourenço comenta nesta matéria sobre formas de falar sobre amamentação com crianças. São sugestões que podem ser trabalhadas tanto na escola quanto em casa, para ajudar as crianças a crescerem percebendo o aleitamento como algo natural e importante para a vida.


Foto: Pedro Vianna Tavares


A primeira vista pode parecer estranho pensar em falar sobre aleitamamento materno com crianças. No entanto, para que a amamentação seja percebida como algo natural e importante para a vida, é interessante que os pequenos sejam expostos ao assunto desde cedo. Vivemos numa época em que as famílias são menores e nem sempre as crianças convivem com mulheres que amamentam. Conversar com as crianças pode ajudar para que, quando adultos, a amamentação não seja algo desconhecido, estranho e distante da realidade delas.


Apresentar fotos e vídeos de animais mamíferos amamentando é uma maneira divertida de atrair a atenção da criançada e de falar, por exemplo, sobre semelhanças entre o aleitamento humano e em outros animais. Quando possível, vale resgatar fotos da criança mamando quando era bebê. Fotos de irmãos, primos ou amiguinhos sendo amamentados também são bem vindas. O importante é mostrar que a amamentação está presente ao nosso redor.


Outra sugestão é apresentar imagens de aleitamento envolvendo mulheres de distintas realidades, países e épocas. A depender da idade da criança, podemos conversar sobre o papel do aleitamento materno na história da humanidade e sobre benefícios da amamentação para mães e filhos. Também podemos comentar que o aleitamento materno é vantajoso para o planeta, em termos de economia de recursos naturais utilizados na produção de formulações lácteas e embalagens, no aquecimento e esterilização de mamadeiras e utensílios, sem falar na questão do descarte de latas e plásticos.


São variadas as dificuldades que podem aparecer acerca do aleitamento materno, a depender da história de cada mulher, cada bebê e cada pessoa com eles envolvida. Uma das coisas que mais pode ajudar uma mulher a amamentar é ter por perto pessoas que a apoiem. Sendo assim, é interessante destacar imagens que mostrem pessoas apoiando a mulher que amamenta, e salientar o quanto esse suporte é fundamental para mãe e bebê.


Todos nós podemos apoiar a amamentação, sejamos experientes no assunto ou não, homens ou mulheres, adultos ou crianças. Afinal, o apoio pode acontecer de diversas formas. Pode ser ajudando a cuidar do bebê ou das tarefas domésticas enquanto a mãe descansa, oferecendo escuta cuidadosa quando a mãe quer conversar, estando disponível para ajudar no que precisar, ou simplesmente demonstrando admiração e afeto. No quesito demontração de carinho, as crianças costumam ser especialistas! Viva aos papéis coloridos, gizes de cera e toda arte e afeição que puder se expressar.


Políticas públicas e movimentos sociais vêm promovendo o aleitamento materno e buscando formas de proteger as mulheres que desejam amamentar. Isso é um avanço importante, principalmente se lembrarmos que, tempos atrás, até mesmo na televisão tinha propaganda de formulações lácteas, e o aleitamento materno era pouco valorizado. Porém precisamos continuar atentos e sensibilizar as novas gerações, pois a gestação e a fase de amamentação ainda são permeadas por produtos da indústria comercial que, por vezes, podem desfavorecer o aleitamento materno.


É interessante refletirmos sobre o comércio de brinquedos na linha mamãe-bebê. As bonecas atualmente já vêm com bebê conforto, cadeirinha, carrinho, fraldas, chupetas, mamadeiras dos mais diversos tipos, dentre outros acessórios que não necessariamente precisam compor a realidade da maternidade. Mais do que não precisar, chupetas e mamadeiras não são nem mesmo recomendadas e podem dificultar o aleitamento materno. O universo da brincadeira que é colocado pouco incentiva o aleitamento materno no imaginário da criança. Além disso, em sua ampla maioria, são brinquedos direcionados para meninas, que não favorecem que os meninos também possam vir a se perceber como parte dessa realidade.


Pois é, o assunto não é tão simples. Fica o convite para pensarmos em brincadeiras com bonecas e bonecos que possam promover o aleitamento materno no mundo infantil de forma leve e divertida. A importância de estudar, movimentar o corpo e se alimentar de forma saudável são exemplos de temas que levamos para as crianças ainda pequenas para que venham a construir bons hábitos. Seguindo a mesma ideia, podemos encorajar os pequenos a conhecerem sobre amamentação e serem apoiadores e protetores do aleitamento materno.


O aleitamento materno traz benefícios para as mães, para os bebês, bem como para o planeta. Não podemos deixar nossas crianças de fora dessa!



30 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page