Logo minerva.jpg

Projeto Como Crescemos:

Crescimento e Ganho de Peso Saudável na Escola

Sobre o Como Crescemos

Atividades que Desenvolvemos

Programação

Sobre o Como Crescemos

O Como Crescemos é um projeto de pesquisa e extensão do Campus UFRJ-Macaé que, em parceria com a Coordenação de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação de Macaé, avalia o estado nutricional e desenvolve atividades educativas sobre saúde e nutrição com estudantes, pais, professores e funcionários de escolas de Macaé e região..

Desde seu início em 2011, o Como Crescemos já visitou diferentes unidades escolares, verificou o peso e a estatura de mais de duas mil crianças e jovens, realizou atividades educativas diversas, participou de um conjunto de eventos científicos, gerou variados produtos acadêmicos e, sobretudo, oportunizou a centenas de graduandos vivenciar as ações e aprender com a comunidade no contexto das atividades do Projeto. 

O Como Crescemos também integra o PIPS (Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde) desenvolvendo ações extensionistas articuladas com outros projetos do Campus UFRJ-Macaé.

 

Conheça nossa Equipe

Professora Coordenadora:

Ana Eliza Port Lourenço

Professoras Colaboradoras:

Camilla Medeiros Macedo da Rocha

Larissa Escarce Wollz

Luana Silva Monteiro

Naiara Sperandio

Priscila Vieira Pontes

Thatiana de Jesus Pereira Pinto

Colaboradores Externos:

Dina Reis - SEMED/Rio das Ostras

Rosane Araújo Nunes - SEMED/Macaé

Luisa Gouvêa da Silva - SEMED/Macaé

Graduandos 2018/2019:

Ana Laura Machado - Aluna TCC

Ana Carolina Cuzat - Bolsista PROFAEX

Luisa Daflon Rumen - Bolsista PROFAEX

Ingrid hilário de Jesus - Aluna TCC

Rayanne Vasconcelos - Bolsista PROFAEX

Thácia Coutinho - Bolsista Monitoria

Vanderson Veiga - - Bolsista PROFAEX

Pós-Graduandos 2018/2019:

Juliana Viganor - Aluna TCC

Atividades que Desenvolvemos

 

avaliação nutricional de alunos e professores das escolas

Medimos e pesamos  alunos e professores de diferentes escolas e avaliamos a alimentação no espaço escolar

Atividades Educativas com alunos das escolas

Realizamos rodas de conversa e atividades lúdicas sobre crescimento, ganho de peso e alimentação saudável, como forma de dialogar com os estudantes sobre a avaliação nutricional feita na escola

Cursos e oficinas para Familiares e educadores

Realizamos oficinas e cursos de formação sobre alimentação saudável, voltados para professores  e familiares da comunidade escolar

treinamento de UNIVERSITÁRIOS e profissionais

Promovemos treinamento em antropometria e análise de dados para graduandos e profissionais de Nutrição e Enfermagem

Avaliação Nutricional de Alunos e Professores das Escolas

 

As atividades de medição antropométrica são feitas em cerca de quatro escolas por ano. Inicialmente o Como Crescemos atuava somente em escolas de Educação Infantil, mas atualmente trabalhamos com todos os segmentos. As medições são feitas por graduandos do Campus UFRJ-Macaé, previamente treinados e com supervisão de docentes da UFRJ ou nutricionistas da SEMED de Macaé. Cada estudante/professor avaliado recebe seu resultado individual. Um relatório com os resultados agregados é entregue à escola e à Coordenação de Nutrição da SEMED de Macaé. 

Atividades Educativas com Alunos das Escolas

 

O Como Crescemos realiza atividades educativas com os alunos das escolas, visando promover reflexão sobre os resultados obtidos nas avaliações. O planejamento e o desenvolvimento das atividades é feito em conjunto com as professoras das escolas, de forma a estarem alinhadas aos projetos pedagógicos. Junto às crianças, as atividades procuram utilizar o lúdico, tendo as ideias de Vygotsky como norteadoras. Já com adolescentes, as atividades seguem a perspectiva problematizadora de Paulo Freire. 

Cursos e Oficinas para Familiares e Educadores

 

O Como Crescemos realiza atividades educativas com os pais/responsáveis e com os professores as escolas, visando compartilhar e problematizar com eles os resultados das avaliações. O projeto também oferece cursos de formação em alimentação e nutrição para professores de escolas. O principal objetivo desses cursos e oficinas é trocar saberes de maneira a incentivar os professores e familiares a refletirem sobre seus hábitos alimentares, sobre os hábitos alimentares das crianças e jovens na escola e, em especial, sobre seu papel na promoção da alimentação saudável no âmbito escolar.

Formação e treinamento de universitários e de profissionais

 

O Como Crescemos realiza atividades de formação profissional junto a universitários do Campus UFRJ-Macaé e a profissionais da rede municipal de saúde. São oferecidos principalmente treinamentos em antropometria, análise de dados, e métodos de pesquisa no espaço escolar. O projeto recebe continuamente alunos para a realização de trabalhos de conclusão de curso, pesquisas de iniciação científica e atividades de extensão.