Projetos do NESANE

O NESANE articula os quatro projetos abaixo, que desenvolvem linhas de pesquisas e ações de extensão, de forma colaborativa entre si e junto à sociedade de Macaé e região.

como crescemos: crescimento e ganho de peso saudável na escola

Realiza ações de diagnóstico nutricional nas escolas (medição e pesagem de  alunos) e desenvolve atividades educativas sobre saúde e nutrição com estudantes, pais, professores e funcionários de escolas. 

Coordenação:

Profas. Ana Eliza Port Lourenço e Luana Silva Monteiro  

esaura: escolha saudável utilizando rótulos de alimentos

Realiza atividades de promoção da alimentação saudável em escolas e outros espaços sociais.

Coordenação:

Profas. Priscila Vieira Pontes e Naiara Sperandio

efetiva pnae: panorama da alimentação escolar em macaé

Avalia se o ambiente alimentar e a alimentação escolar pública servida estão em conformidade com as legislações vigentes, e realiza atividades educativas sobre alimentação saudável.  

Coordenação:

Profa. Naiara Sperandio

saúde professor:um olhar do município de macaé

Avalia o perfil de saúde e nutrição de professores da educação básica e realiza nas escolas ações voltadas para a saúde no trabalho.

Coordenação:

Profa. Luana Silva Monteiro 

 Linhas de Pesquisa do NESANE

 

O NESANE está continuamente aberto para receber alunos de graduação ou pós graduação interessados em desenvolver pesquisas. Estamos abertos também para estudos em parceria com profissionais e serviços locais. São as seguintes as linhas de pesquisa do NESANE atualmente:

1.

Avaliação nutricional de coletividades. Temos interesse em estudar os determinantes sociais, culturais e ambientais do estado nutricional. Nosso foco principal tem sido populações de crianças e adolescentes em idade escolar.

2.

Políticas públicas e programas de alimentação e nutrição. Temos  interesse por estudar as fragilidades, potencialidades e impactos de políticas e programas. Nosso foco principal tem sido as políticas e programas realcionados com a saúde na escola.

3.

Educação alimentar e nutricional e promoção da alimentação adequada e saudável. Temos interesse por desenvolver materiais educativos sobre alimentação e nutrição, e avaliar o impacto de ações educativas.

4.

Saúde do trabalhador. Temos interesse por estudar aspectos de saúde decorrentes do trabalho. Nosso foco principal tem sido o estudo da Síndrome de Burnout entre professores da educação básica.

5.

Formação Profissional em Saúde e Nutrição. Temos interesse por estudar dificuldades e potencialidades realcionadas com a educação superior e a formação em saúde e nutrição no Brasil. 

Logo minerva.jpg